UM EXEMPLO: Primeiro-ministro congratula-se com trabalho de Maria Teresa Segredo

. Publicado em 11ª Ilha

Na última sexta-feira, esta enfermeira cabo-verdiana residente na Holanda foi homenageada pelo Rei Willem-Alexander. Mas já em 2013 havia sido distinguida com a Ordem Van Oranje Nassau por serviços relevantes prestados à comunidade. Sem dúvida, um grande exemplo de ativismo social e humanismo


 

José Maria Neves recebeu esta terça-feira a emigrante cabo-verdiana Maria Teresa Segredo que, na última sexta-feira, foi homenageada pelo Rei da Holanda, Willem-Alexander.

Recordamos que Maria Teresa David Segredo foi distinguida pelo monarca com a “Honra Real” por se ter destacado em relevantes serviços à comunidade. No entanto, já em 2013 a nossa concidadã havia sido agraciada pela rainha Beatriz (mãe de Willem-Alexander) com a Ordem Van Oranje Nassau.

O Primeiro-ministro destacou com palavras de apreço e encorajamento o trabalho realizado pela ativista social, e expressou o seu apoio pessoal e do Governo a próximas iniciativas da ONG liderada por Teresa Segredo, a Associação Amigos do Paul, o município de onde é natural.

Já na manhã de ontem, segunda-feira, Maria Teresa Segredo havia sido recebida pelo Presidente da República (na foto), a quem pôs ao corrente dos projetos futuros da sua associação.

Ao serviço da comunidade

Enfermeira de profissão, Maria Teresa é um nome bem conhecido na Holanda e em Cabo Verde, onde também tem vindo a desenvolver a sua ação social. A associação Amigos do Paul foi criada há uma década, tendo começado a sua intervenção neste município através da construção de um lar de idosos e, mais tarde, do Centro Comunitário de Figueiral do Paul, a terra que viu nascer a emigrante na Holanda. E, em 2012, com o dinheiro da venda da sua biografia construiu o jardim-de-infância de Janela, também no Paul.

Mas a sua atividade em prol das comunidades do arquipélago estendeu-se a outras regiões, nomeadamente através de apoio a escolas nos Mosteiros (Fogo), Tira Chapéu (Praia) e Ribeirinha (São Vicente), entre outras. A sua ONG costuma também remeter apoios financeiros a estudantes carenciados e unidades de saúde.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)