LISBOA: Regionalização em debate na Associação Caboverdiana

. Publicado em 11ª Ilha

“Cabo Verde – Os caminhos da Regionalização”, a coletânea de textos de autores da diáspora caboverdiana, continua a ser apresentado em Portugal e nas ilhas. Arsénio de Pina, José Fortes Lopes e Éder Oliveira foram os rostos da obra que suscitou o debate na capital portuguesa. As próximas apresentações estão previstas para São Nicolau, com a presença de Carlos Fortes Lopes


 

A apresentação de “Cabo Verde – Os caminhos da Regionalização” continua a fazer estrada. Desta feita, Arsénio de Pina, José Fortes Lopes e Éder Oliveira, autores do livro editado pelo Movimento para a Regionalização de Cabo Verde, estiveram na Associação Caboverdiana de Lisboa ao final da tarde da última sexta feira, seguindo-se um debate que envolveu o público presente.

Antes porém, foi tempo para a música e poesia caboverdianas, uma inspiração para as intervenções que se seguiram sobre as ousadias destes “caminhos” que, para além de textos de Arsénio de Pina, José Fortes Lopes e Éder Oliveira, contam com a participação de Adriano Miranda Lima, Carlos Fortes Lopes, Fátima Ramos Lopes, Luiz Silva e Maria Filomena Vieira, vozes da diáspora que têm contribuído, através de textos publicados na imprensa e nas redes sociais, para a emergência de um tema que já entrou na agenda política cabo-verdiana.

“Cabo Verde – Os caminhos da Regionalização” foi já apresentado, para além de Lisboa, onde conta com três lançamentos, Em São Vicente, a 17 de julho no Centro Cultural Português, a 18 na Universidade do Mindelo, e a 24 no espaço Divin’Art, Ribeira Grande de Santo Antão.

A apresentação em Tarrafal de são nicolau, inicialmente prevista para 5 de agosto, irá ser, em princípio, adiada para 19, 20 ou 21 desse mês. Confirmado está já o lançamento na Ribeira Brava, em 22 de agosto, tendo por palco a Biblioteca Municipal, contando com a presença de Carlos Fortes Lopes, um dos autores da colectânea de textos.

Com a devida vénia, publicamos mais à frente a intervenção do médico pediatra Arsénio Fermino de Pina (que costuma dar-nos o prazer e a honra das suas colaborações no JSN) na apresentação do livro, publicada no blogue animado por Joaquim Saial, Praia de Bote.

Fonte: Praia de Bote

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)