EUA: Aumentou número de jovens caboverdianos condenados a deportação

. Publicado em 11ª Ilha

O que tem, de algum modo, atenuado este flagelo que abrange cerca de 400 jovens, é o facto de as autoridades norte-americanas terem registado uma mudança de comportamento reduzindo-se, paralelamente, a concretização das deportações dos condenados, sob supervisão dos serviços de emigração. Ou seja, as condenações não estão, para já, a ser executadas. Mas a situação poderá mudar a qualquer momento


 

O número de jovens caboverdianos condenados a deportação tem vindo a aumentar nos Estados Unidos da América (EUA) de forma “considerável”. Quem o afirma é o cônsul geral em Boston. Segundo Pedro Graciano Cardoso, a lei de emigração daquele país “não tem poupado os jovens caboverdianos”, que praticaram crimes graves, disse o diplomata em entrevista à Inforpress.

No entanto, apesar de se ter registado um aumento de condenações de deportação para Cabo Verde, paralelamente, registou-se também uma mudança de tratamento das autoridades norte-americanas no que respeita aos pedidos de documentação para viagens, “o que tem contribuído para uma redução drástica na concretização das deportações, nos últimos dois/três anos”, sublinhou o diplomata.

Uma situação que, por outro lado, pode inverter-se a qualquer momento, já que um número elevado de condenados (perto de 400) está sob controlo dos serviços de emigração, “significando que o problema da deportação está aí latente”, diz Pedro Cardoso.

Prevenção para evitar flagelo

Para o cônsul geral, “a melhor via para contornar este flagelo é trabalhar na sua prevenção”, tendo garantido que há um grande engajamento neste sentido por parte do consulado e do Ministério das Comunidades, pese embora o facto de a representação diplomática não dispor de meios para dar apoio aos jovens da comunidade que se encontram à margem da lei.

com Inforpress

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)