Embaixador português deixa Cabo Verde

Escrito por Editor JSN . Publicado em 11ª Ilha

O embaixador português Bernardo Lucena termina na próxima semana a sua missão em Cabo Verde, deixando o país para assumir funções como assessor diplomático no gabinete do primeiro-ministro, António Costa

 


Bernardo Lucena em entrevista a Lusa fez um balanço positivo dos quatro anos que passou em Cabo Verde, mas lamentou não ter conseguido concretizar alguns projetos, como a criação de uma escola portuguesa ou a construção do centro cultural no Mindelo.

"Foram quatro anos que correram bem. Houve programas de cooperação que avançaram, houve algumas inovações nessa área, como o programa de pós-graduação em ciência avançada ou o lançamento do curso de Medicina. Houve várias coisas que foram além da rotina da cooperação, que correram muito bem", disse.

Bernardo Lucena destacou a excelência das relações políticas entre os dois países, com a realização neste período de uma visita de Estado, duas cimeiras e a assinatura de um Programa Indicativo de Cooperação (PIC).

"A escola portuguesa é a grande ambição não concretizada da comunidade, mas fora isso é uma comunidade que não oferece nenhum problema em particular", acrescentou.

Bernardo Lucena terá ainda que ser exonerado formalmente e, até à nomeação de um novo embaixador, a missão diplomática será liderada por Conceição Pilar, que ficará como Encarregada de Negócios, escreve a mesma fonte.

Bernardo Lucena, 54 anos, assumiu o cargo de embaixador de Portugal em 2011, depois de exercer o cargo de secretário-geral adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português, desde 2009.

Bernardo Fernandes Homem de Lucena, natural de Lisboa, onde nasceu a 22 de agosto de 1960, é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Entrou na carreira diplomática em 1986, tendo exercido vários cargos no MNE e passado por postos como Paris, Maputo ou Roma.

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)