EUA: Orlando Balla encontra-se com comunidade bravense de Bridgewater

. Publicado em 11ª Ilha

 

O edil da Brava foi “plantar ideias” junto da comunidade residente nos EUA e parece ter conseguido despertar o interesse dos emigrantes. Brevemente irá regressar para apresentar o plano estratégico de desenvolvimento da ilha de Eugénio Tavares


Na sua deslocação aos Estados Unidos da América (EUA), o presidente da Câmara Municipal da Brava, Orlando Balla, encontrou-se este domingo, 12, com a comunidade bravense residente na cidade de Bridgewater, Massachusetts (na foto). O encontro teve lugar no Ideal Club, e o edil teve ocasião fazer um retrato da situação da ilha, apelando aos bravenses – mais de 60 mil a residir nos EUA – para apoiarem os grandes projetos em carteira e ajudarem ao progresso e desenvolvimento local.

Com um elevado passivo, deixado pela anterior gestão municipal, que não tem deixado a Câmara respirar e dar outros passos para o desenvolvimento da Brava, as dificuldades são muitas, mas Orlando Balla garantiu terem sido resolvidos vários casos, alguns deles de grande complexidade.

Uma nova visão

O autarca quer requalificar a Praça Eugénio Tavares e transformá-la numa autêntica “sala de visitas” da ilha das flores, tendo pedido aos emigrantes para ajudarem nesse propósito, nomeadamente, através da recuperação das moradias que deixaram há muito tempo e entraram em acentuado processo de degradação, e enfatizando a necessidade de se construir uma nova visão de progresso e de desenvolvimento que permita, por exemplo, atrair mais turistas.

Os emigrantes presentes manifestaram vontade em ajudar o município, mas acentuaram as recorrentes queixas da comunidade, que se prendem com o deficiente serviço alfandegário cabo-verdiano, caracterizando-o como um entrave, por exemplo, ao envio de materiais para Cabo Verde, em particular para a Brava.

Balla parece ter conseguido “plantar ideias”, como havia prometido (em declarações ao JSN) poucas horas antes da sua partida de Cabo Verde, de tal modo que, brevemente (provavelmente em março ou abril), irá regressar aos EUA para apresentar o plano estratégico para o desenvolvimento da Brava.

Entretanto, esta terça-feira, o edil vai encontrar-se com o novo Mayor (presidente de câmara) de Brockton, Bill Carpenter, que tem deslocação prevista para Cabo Verde em abril próximo. E no sábado, 18, Orlando Balla tem encontro marcado com a comunidade bravense no Estado de Rhode Island. O regresso ao nosso país está previsto para o próximo dia 24.

com diário.cv

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)