ROTA DOS ESCRAVOS: Assomada acolhe exposição do tráfico negreiro

Escrito por Editor JSN . Publicado em Cultura

A Rota dos Escravos é título de uma exposição que está patente no Liceu Amílcar Cabral, na Cidade de Assomada, município de Santa Catarina de Santiago

 



Durante quatro dias, os alunos daquele estabelecimento de ensino, bem como os da universidade, vão ter a oportunidade de conhecer esta temática da escravatura e do tráfico negreiro que se pretende introduzir nas escolas.

 

“Este evento tem por objetivo trazer à luz do dia aquilo que foi uma das maiores tragédias da humanidade, que foi o tráfico negreiro e a escravatura. Acontece que em Cabo Verde, as escolas têm lidado muito pouco com esta temática, por razões que não cabe agora identificar e nem abordar. Mas nós consideramos que era o momento para lançar junto das escolas e também das universidades, a abordagem, o conhecimento, o estudo e o interesse em geral pela temática da escravatura e do tráfico negreiro de que Cabo Verde foi uma peça muito importante”, refere a Secretária Executiva da Comissão Nacional para a UNESCO, Glória Ribeiro.



A exposição é um dos eventos realizados no âmbito do vigésimo aniversário do projeto da UNESCO, e versa “A Rota dos Escravos, sob o signo da resistência, liberdade e herança. Assumir o passado, entender o presente e juntos construir o futuro”.



Estas comemorações decorrem até o mês de dezembro, permitindo aos alunos conhecer a história e investigarem mais sobre o assunto.

 

HTM

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)