ANIVERSÁRIO: Parabéns, Dona Tututa

. Publicado em Cultura

 

Grande pianista e compositora de mão-cheia, Epifânia de Freitas Silva Ramos Évora faz hoje 95 anos. Um ano atrás o seu nome ficou imortalizado em documentário realizado por João Alves da Veiga. A caminho do centenário, Dona Tututa continua a fascinar os amantes da música popular cabo-verdiana


Saberá o leitor/a quem é Epifânia de Freitas Silva Ramos Évora? Provavelmente não. Mas dificilmente haverá um cabo-verdiano interessado pelas coisas da música que não tenha ouvido falar em Dona Tututa. A genial pianista faz hoje a bonita idade de 95 anos.

Nascida no Mindelo em 6 de janeiro de 1919, Dona Tututa (como é conhecida por todos) é filha de um outro nome grande da música cabo-verdiana, António da Silva Ramos (Nho Antone Tchitche, considerado o pai da primeira coladeira), e de Eugénia Maria Freitas.

O pai e, de algum modo, o irmão Tchuf (um grande intérprete da época) foram as maiores influências no início da sua vida musical. Cedo começa a tocar piano no Café Royal e a ganhar fama de grande executante. Em meados dos anos 60 faz uma digressão aos Estados Unidos da América onde grava um vinil, ainda hoje considerado um must do melhor da música cabo-verdiana, dada a sua qualidade estética e genialidade da pianista e compositora que criou temas tão emblemáticos como Grito de Dor, Julgamento de Mãe, Sentimento, Reza pa mim nha Cretcheu.

Imortalizada em documentário

Precisamente há um ano, a 6 de janeiro de 2013, foi lançado o documentário “Dona Tututa”, com João Alves da Veiga e Pedro Canavilhas a assinarem, respetivamente, a realização e produção de um filme que imortaliza a grande pianista. Familiares, amigos e admiradores de várias gerações e de viva voz dão testemunho da importância para a nossa música de Tututa Évora, desde os já falecidos Cesária Évora e Bana, até nomes marcantes das novas gerações como Tito Paris ou Mayra Andrade, dando conta do seu contributo inestimável para a história da música popular cabo-verdiana.

Parabéns, Dona Tututa!

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)