AGRICULTURA: FAO financia projeto em Cabo Verde

. Publicado em Economia e Negócios

Ajudar o País a elaborar um plano estratégico de investigação, para apoiar os produtores, bem assim recuperar e valorizar o plantio do café, são os objetivos do projeto orçado em 173 mil dólares


 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) vai financiar um projeto de assistência técnica para ajudar Cabo Verde a elaborar um plano estratégico de investigação agrária de apoio e aconselhamento rural, no valor de 173 mil dólares. O objetivo é executar um programa de recuperação e valorização do plantio de café.

O projeto é financiado com recurso aos fundos do Programa de Cooperação Técnica – PCT- Facility, decorrente de um pedido efetuado pelo Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR).

Com a duração de oito meses, o projeto está já em execução, tendo sido constituído um grupo de trabalho para o efeito, coordenado pela FAO e integrando técnicos do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), das direções dos serviços de Agricultura e Extensão Rural e Agronegócios do MDR, e da Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI).

Resultante deste projeto, será elaborado um documento final para estabelecer as diretrizes para investigação agrícola tendentes ao aumento da produção e melhoria da qualidade das indústrias do setor, bem como de uma gestão sustentável dos recursos naturais.

Especificamente, no que respeita ao café, o Governo pretende o apoio da FAO no processo de planificação de investimentos para a recuperação de plantações e capacitação de produtores e técnicos, para otimimizar a comercialização e exportação do produto.

Cabo Verde vai ainda beneficiar do apoio da FAO no âmbito do Projeto Regional de Apoio à implementação da Estratégia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para o estabelecimento de uma comunidade livre da fome, assinado a 06 de Março.

Fonte: África 21 Digital

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)