INE: Crescimento económico em queda

. Publicado em Economia e Negócios

O Inquérito de Conjuntura às Empresas, divulgado esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), não deixa margem para dúvidas: a economia caboverdiana, ao contrário de todas as previsões otimistas do governo, continua a abrandar


 

A tendência descendente do clima económico mantém-se descendente no último trimestre e comparativamente ao mesmo período de 2013, revelando uma conjuntura desfavorável, com reflexos na “galinha de ovos de ouro” da economia caboverdiana – o Turismo -, onde o indicador de confiança regista o valor mais baixo dos últimos catorze trimestres. E nem o turismo residencial (onde os efeitos do abrandamento do crescimento menos se faziam sentir) escapa: a conjuntura, segundo o estudo do INE, é desfavorável, mantendo-se a tendência do último trimestre.

Indicadores desfavoráveis também no setor do comércio, embora mantendo-se ao mesmo nível do mesmo período do ano transato; o mesmo se verificando com o comércio de feira, embora situado ligeiramente acima da média dos últimos trimestres. Na construção, comparativamente ao período homólogo, o indicador de confiança está também em baixa.

As únicas exceções referem-se aos setores da indústria transformadora, e dos transportes e serviços auxiliares, onde se registam conjunturas favoráveis.

O Índice de conjuntura teve por base as avaliações expressas por operadores económicos dos setores da construção, comércio em estabelecimento, turismo, indústria transformadora e transportes e serviços auxiliares.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)