OMC: Cabo Verde recebe missão para examinar a sua política comercial

. Publicado em Economia e Negócios

Segundo os procedimentos da Organização Mundial do Comércio, Cabo Verde – enquanto país em vias de desenvolvimento - é analisado de seis em seis anos. Para além da revisão da política económica, o exame contempla também o setor de serviços e a propriedade intelectual


 

Está desde esta terça-feira em Cabo Verde uma missão do secretariado da Organização Mundial do Comércio (OMC) tendo em agenda a Revisão da Política Comercial (Trade Policy Review). Um procedimento em uso desde o acordo da OMC do Urtuguai, em 1995, que estabelece a revisão periódica das políticas comerciais de cada país membro.

Na capital até 3 de outubro, a missão, para além de proceder à revisão da política comercial de Cabo Verde, irá também abranger o setor de serviços e a propriedade intelectual. Revisões que incidem nas práticas comerciais do país e que têm em consideração as necessidades económicas e de desenvolvimento, bem assim o ambiente económico externo enfrentado por Cabo Verde.

A visita da missão da OMC decorre da concertação entre o governo de Cabo Verde e o secretariado da organização, tendo em vista a revisão da política económica do país que deverá estar concluída até 21 de julho de 2015.

Partindo da recolha de informações junto do governo, a OMC irá elaborar um relatório, sendo que o processo será encerrado com o envio por parte do executivo de um memorando onde se estabelecem os princípios e orientações da política comercial do país. Documentos a ser analisados pelos restantes membros da OMC.

Membro da Organização Mundial do Comércio desde 2008, Cabo Verde tem vindo a ratificar todos os acordos e, enquanto país em vias de desenvolvimento, é submetido a exame, de seis em seis anos, para análise da sua política comercial.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)