GOVERNO RECUA: Vem aí a redução do IUP

. Publicado em Economia e Negócios

 

O anúncio foi feito hoje por Cristina Duarte. A nova estratégia do Governo parece ser piscar o olho e seduzir o setor privado, agora que percebeu ser impossível fazer crescer a Economia sem oferecer incentivos, nomeadamente a redução da carga fiscal


A ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, anunciou hoje que o Governo vai apresentar ao Parlamento uma proposta de Redução do Imposto Único sobre o Património (IUP), uma medida que diz ser importante para facilitar o ambiente de negócios e que, já por altura da discussão do Orçamento Geral do Estado para 2013, havia sido defendida pela oposição e pelos parceiros sociais, a que na ocasião o Governo tapou os ouvidos. Uma redução do imposto dos 3 por cento para 1,5 pontos percentuais.

Cristina Duarte fez o anúncio na abertura do IV Fórum sobre a Estratégia de Redução da Pobreza, que decorre na cidade da Praia. Redução da pobreza que, agora, procura uma forte participação das empresas privadas, um desafio que, segundo a ministra, pode ajudar a ultrapassar os obstáculos com que se confronta o mercado laboral e o acesso ao financiamento.

A proposta de redução do IUP e o piscar de olho ao setor privado para ajudar na estratégia de redução da pobreza – que o governo pretende passar dos 45 para os 35 por cento -, parece inserir-se numa nova abordagem do executivo ao mundo empresarial, depois de vários anos de virar de costas e mesmo de fogo cruzado. Mas, segundo alguns observadores, a tática de sedução pode ter já chegado tarde.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)