AJEC: Cabo Verde acolhe Semana Global do Empreendedorismo

. Publicado em Economia e Negócios

 

 

É a quarta vez que o nosso país se associa a este grande evento internacional que mobiliza mais de 130 países. Sob a liderança da Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde, durante sete dias dezenas de atividades pretendem promover o empreendedorismo


Cabo Verde acolhe a partir da próxima segunda-feira, 18, a Semana Global do Empreendedorismo, um evento mundial que ocorre anualmente em mais de 130 países e que, durante sete dias (até 24 de novembro), vai marcar o mundo com milhares de atividades de promoção do empreendedorismo jovem.

É a quarta vez que o nosso país, através da Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC), se associa ao evento, cuja organização da Semana Global está a cargo da Fundação Kauffmann (dos EUA) e da Make Your Mark (do Reino Unido). Liderando todo o processo em Cabo Verde, a AJEC estabeleceu parcerias com instituições oficiais, empresas e estabelecimentos de ensino.

A AJEC tem vindo a apelar à comunidade para que se envolva na semana, nomeadamente, organizando iniciativas locais que podem ir de uma gincana com jovens até um debate com empreendedores locais. “É importante que a actividade seja criativa, relevante ao tema empreendedorismo, atinja um grande número de pessoas e apresente resultados com números, vídeos e fotos”, refere a associação que abriu inscrições para essas atividades, desde setembro, através do seu sítio na Internet.

Como começou

Tudo começou na Inglaterra em 2004, com a “Enterprise Week UK”, idealizada pelo actual primeiro-ministro britânico, Gordon Brown. Anos mais tarde, inspirada na iniciativa britânica, os EUA realizaram a “EntrepreneurshipWeek USA” em Março de 2007.

Após ganhar os EUA, o movimento passou a ser global em 2008 graças aos esforços da Fundação Kauffman, a maior instituição de fomento ao empreendedorismo no mercado americano, e ao Make Your Mark.

Congresso Global de Empreendedorismo

O Global Entrepreneurship Congress (Congresso Global de Empreendedorismo) reúne investidores, pesquisadores, líderes expressivos, empreendedores e oficiais do governo do mundo inteiro para discutir ideias novas, proporcionar crescimento económico e aumentar o bem-estar social.

Em 2013, o Congresso ocorreu no Rio de Janeiro, Brasil, nos dias 18 a 21 de Março, organizado pela Semana Global de Empreendedorismo, a Kauffman Foundation e a Endeavor Brasil e patrocinado pela Dell e a NYSE Euronext Foundation.

Desde 2009, o evento tem contribuído para a expansão do ecossistema empreendedor, conectando indivíduos ao redor do mundo que trazem ideias e opiniões distintas e transformam inovação em realidade. Dessa forma, os impactos do Congresso ao longo dos anos foram:

- A criação de um ambiente de troca de ideias e abordagens para fortalecer o crescimento económico dos países envolvidos por meio de políticas e iniciativas favoráveis aos empreendedores.

- A ajuda aos empreendedores e donos de empresas para facilitar a criação de empresas e fomentar o crescimento daquelas que geram empregos e riqueza em cidades e países ao redor do mundo.

- A melhoria na colaboração global e aumento da conscientização dos cidadãos quanto ao empreendedorismo por meio de campanhas nacionais.

Acima de tudo, o Congresso aumentou o reconhecimento de empreendedores pelo importante papel que eles desempenham no desenvolvimento económico e na criação de soluções inovadoras que melhoram o dia-a-dia de indivíduos.

com Amílcar Tavares

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)