Tarifas de Água e Luz diminuem ainda em março

Escrito por Editor JSN . Publicado em Economia e Negócios

Depois da última redução nos preços dos combustíveis, muitos consumidores mostravam-se ansiosos pela diminuição dos tarifários de água e eletricidade

Renato Lima, presidente da ARE – Agência de Regulação Económica, confirmou que a redução dos preços desses dois produtos poderá acontecer a partir do dia 22 de março e deverá oscilar entre 10 a 30 por cento, sendo esta última percentagem resultante da expetativa da ADECO, Associação da Defesa do Consumidor.

Os valores que vão confirmar a descida de água e luz estão a ser analisados para brevemente serem afixados e deverão vigorar, segundo aquele responsável, durante cinco anos.

De acordo com Renato Lima, a tabela dos preços não estão fechados devido às análises no setor elétrico que não estão, igualmente, concluídas.

"Não se pode comparar o setor elétrico com o setor de combustível em que temos um mecanismo quase automático e em que a atualização é feita sem quaisquer problemas. No setor elétrico temos que atender outros fatores nomeadamente: a evolução em termos de investimentos, dos consumos específícos e de todos os pormenores técnicos que nos levam a ponderar melhor antes de anunciarmos os valores que vão conformar essa descida", explica o presidente do Conselho de Administração da ARE, avançando, por outro lado, que depois de uma análise aprofundada de todos os parâmetros o preço será afixado no período de cinco anos.

"Portanto, o preço máximo sujeito e o reajuste periódico, precisamente devido à oscilação dos combustíveis ou outros fatores considerados relevantes”, realçou Renato Lima.

 


HTM

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)