Governo vai atribuir primeira concessão de transporte marítimo à CVFF

Escrito por Editor JSN . Publicado em Economia e Negócios

O Governo vai assinar ainda este semestre o primeiro contrato de concessão para os transportes marítimos inter-ilhas com a empresa Cabo Verde Fast Ferry

 

De acordo com a ministra das infra-estruturas e economia maritima, Sara Lopes, o Governo desde sempre anunciou que as negociações com as empresas de transportes marítimos deveriam iniciar em janeiro. "Nunca se falou em assinatura de contratos nessa altura. O que dissemos é que em janeiro iríamos começar a negociar com todas as empresas existentes no país. Foi isso que aconteceu. A primeira concessão será com a Cabo Verde Fast Ferry, com quem temos uma negociação em curso. O mais tardar entre os meses de maio e junho iremos fechar este processo", esclarece.

Quanto à segunda concessão, a governante reconhece que o processo está ligeiramente atrasado em relação ao primeiro, "agora em março iniciamos o processo de diálogo. Estamos a propor aos armadores do país, cada um com um ou mais navios mas que não se apresentam em melhores condições para concorrer, que se juntem Estamos a oferecer apoio técnico para que sejam capazes de organizarem e criarem uma empresa".

Sara Lopes explicou que o Governo pretende firmar uma relação contratual e de responsabilidade com uma empresa, que pode fazer o afretamento de navios nos armadores privados existentes. No entanto, se até ao final deste semestre o processo não estiver concluído, o ministério vai lançar um concurso aberto às empresas nacionais e estrangeiras. "Se as empresas nacionais não forem capazes de fazer este esforço de se associarem e criarem uma empresa que reúna as condições necessárias para prestar este serviço, vamos lançar, a partir de maio, um concurso à apresentação de propostas por operadores nacionais e internacionais" adianta.

 

 

 

asemana

 

 

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)