Novo sistema informático das Alfândegas entra em vigor

Escrito por Editor JSN . Publicado em Economia e Negócios


Já entrou em funcionamento o novo sistema informático das Alfândegas de Cabo Verde, Sydonia World. Com este sistema pretende-se reduzir o tempo de desalfandegagem de mercadorias, permitir o acompanhamento online dos dossiês e reduzir os custos com as deslocações, a aquisição dos impressos, a armazenagem entre outros

 

 

Com o Sydonia World que funciona em ambiente WEB elimina totalmente o uso de papéis nos procedimentos aduaneiros.

O Sydonia World vai conduzir à desmaterialização dos procedimentos e, logo à partida, alguns processos aduaneiros, designadamente as declarações em detalhe (DAU) e de trânsito nacional (TN), Guias de Cobrança (GC), à semelhança dos processos de isenção, deixarão de ser impressos. Ou seja, toda a documentação – facturas, títulos de transporte e outros – vão ser digitalizados e anexados ao processo. Com isso, cessará o depósito de quaisquer declarações nas Alfândegas em formato papel.

De acordo com o asemana a maior vantagem que este sistema oferece é a eliminação dos impressos e da utilização de impressoras e consumíveis que, representavam gastos significativos. Além disso, vai facilitar a vida aos operadores – despachantes, agentes e donos das mercadorias, que não precisam fazer várias deslocações às Alfândegas.

Outro ganho do Sydonia World é que permite a integração com outros sistemas, designadamente com a Janela Única Portuária (Enapor), com o Título de Comércio Externo (TCE) online da Direcção Geral de Indústria e Comercial (DGIC), com o sistema da Direcção Geral de Viação e Segurança Rodoviária (DGVSR), o Instituto Nacional de Estatística (INE), Tesouro, de entre outros. Esta integração vai reduzir o tempo de processamento dos dossiês, com repercussão no desalfandegagem, escreve a mesma fonte.

 

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)