PIB aumenta 3,2% em volume no quarto trimestre de 2015

Escrito por Editor JSN . Publicado em Economia e Negócios

O Produto Interno Bruto de Cabo Verde aumentou 3,2% em volume no 4º trimestre do ano passado. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE)


Através de uma nota de imprensa, o INE informa que, de acordo com a política de revisão das contas trimestrais, após a publicação dos resultados definitivos das Contas Anuais de 2013, as estimativas do 1º trimestre de 2014 a 3º trimestre de 2015 foram reanalisadas. Estes indicaram que, a taxa de crescimento prevista para o ano 2014 foi revista, passando de 1,8% a 1,9%. Já a taxa de variação acumulada aponta para um crescimento de 1,5% em volume.

A mesma fonte avança que os resultados das Contas Nacionais Trimestrais revelam que a taxa de variação homóloga do Produto Interno Bruto (PIB) em volume passou de 2,2%, no quarto trimestre de 2014, para 3,2%, no mesmo período de 2015.

“Esta evolução deve-se, sobretudo, ao crescimento registado nas atividades de agricultura, imobiliária, administração pública e impostos líquidos de subsídios”, lê-se.

Em relação às contribuições parciais dos sectores no crescimento do PIB (variação homóloga), as positivas mais expressivas ocorreram nas actividades de Agricultura, Imobiliária e Outros Serviços, Administração Pública e Impostos Líquidos de Subsídios. Por outro lado, as negativas mais significativas foram registadas nas atividades de Indústrias Transformadoras, Comércio, Transportes e Telecomunicações”, acrescenta.

 

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)