Exportações aumentam 31,9% no primeiro trimestre do ano

Escrito por Editor JSN . Publicado em Economia e Negócios

Nos primeiros três meses do ano, a Europa continuou a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 95,6% do total das exportações do país

 

 

As exportações de Cabo Verde aumentaram 31,9% no primeiro trimestre do ano, enquanto as importações e as reexportações diminuíram 4,6% e 7,4%, respetivamente, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) cabo-verdiano.

Segundo os dados provisórios do comércio externo apurados pelo INE, no primeiro trimestre deste ano o défice da balança comercial diminuiu 7,7% e a taxa de cobertura aumentou em 3%, comparativamente ao período homólogo.

Nos primeiros três meses do ano, a Europa continuou a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 95,6% do total das exportações do país.
Segundo o INE, as exportações para os outros continentes foram de montantes “pouco expressivos”, embora tenham crescido para a África e Ásia.

Relativamente aos países com os quais Cabo Verde mantém relações comerciais, a Espanha lidera a lista dos principais clientes, representando 69,1% do total das exportações, seguida de Portugal, com 18,1%.

Entre os produtos exportados por Cabo Verde, os peixes, crustáceos e moluscos ocupam o primeiro lugar, representando 40,7% do total, seguidos pelas conservas de peixes com 40,5%.

No que diz respeito às importações, o continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com 77% do montante total, contra 78,5% do período homólogo.

Portugal lidera ente os fornecedores de Cabo Verde, com 46,9% do total, seguido pela Espanha (8,8%), Países Baixos (6,3%) e Bélgica (4,6%) do total das importações.
Os veículos automóveis (42,6%), materiais têxteis (35,6%) e arroz (33,1%) foram os produtos que Cabo Verde mais importou nos primeiros três meses do ano, constatou o INE.

 

Lusa

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)