Comércio Externo: Preços dos produtos de importação e exportação aumentaram 2,6%

Escrito por Editor JSN . Publicado em Economia e Negócios

Os preços dos produtos importados aumentaram em abril último 2,6%, valor superior em 6,0 pontos percentuais (p.p.) face valor registado no mês anterior. A informação foi divulgada pelo INE

 


O Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgou esta quarta-feira que a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 10,3% em abril de 2016, aumentando 13,2 (p.p.) face ao valor registado no mês anterior (março). A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de 7,4%, valor superior em 7,0 p.p.


“Bens Intermédios” (1,2%), justificando-se com o aumento dos preços de “peças para material de transporte” (37,5%), “outros produtos alimentares transformados” (8,3%) e “outros produtos transformados” (7,5%), são as categorias que contribuíram para a subida de preços por destino económico dos bens.


De acordo com os dados do INE “bens de capital” registou um aumento na ordem de (10,3%), devendo-se a subida de preços de “máquinas” (3,1%) e “automóveis para uso particular” (21,3%).


Verificou-se diminuições de preços de maior relevância nos produtos do reino vegetal (-9,9%), pastas de madeira ou de outras matérias fibrosas celulósicas; papéis ou cartão a reciclar (desperdícios e aparas), papel e suas obras (-11,0%) e obras de pedras gesso e cimento, amianto, mica e de matérias semelhantes, produtos cerâmicas, vidros e suas obras (-19,6%);


O documento divulgado pelo INE indica que em relação ao índice de preço das exportações, este situou-se em 77,4, correspondendo a um acréscimo de 10,3% face ao mês anterior. Os índices subjacentes e voláteis na exportação, verificaram no mesmo período acréscimos de 10,7% e 0,1%, respectivamente, face ao mês anterior.


A taxa de variação homóloga situou-se em - 8,9% tendo os índices, subjacente e volátil na exportação verificado um decréscimos de valor idêntico (-8,9%), face ao mês homólogo de 2015.


O INE divulga a próxima edição do Índice de Preços do Comércio Externo a 21 de junho.

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)