Brasil quer incrementar cooperação com Cabo Verde- ministro brasileiro José Serra

Escrito por Editor JSN . Publicado em Economia e Negócios

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, José Serra, disse hoje que o seu país está disponível para incrementar a cooperação com Cabo Verde, considerando que o arquipélago tem um “regime exemplar” e uma “democracia consolidada”

 


O governante fez este anúncio na manhã de hoje, na Cidade da Praia, após ser recebido em audiência pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, avançando que Cabo Verde foi o primeiro país africano que visita como ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil.


O encontro, explicou a mesma fonte, teve por finalidade a aproximação entre os dois países, uma vez que Cabo Verde é um país “interessante”, com “boa governação”, uma “democracia consolidada” e um “regime exemplar”, afirmou o ministro, assegurando que está disponível a incrementar a cooperação existente entre as duas partes.


Sobre à cimeira da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, (CPLP), que está prevista para Brasil no decorrer deste ano, garantiu que a data será marcada brevemente, uma vez que grande parte dos esforços do país estão concentrados nos Jogos Olímpicos, que o país acolhe este ano, e que a seu ver é um dos maiores eventos e que requer o engajamento e esforços de todos os brasileiros.


Na ocasião, reconheceu que a situação política do Brasil é “tensa”, uma vez que foi “impedido” o Presidente da República, e admitiu que grande parte dos problemas que o país enfrenta está relacionada com o sistema político “presidencialista puro” e o sistema eleitoral que é “bastante ineficiente”.


“Num regime semipresidencialista, ou semiparlamentar, a troca de Governo é uma solução, no presidencialismo é um problema”, afirmou o ministro, que disse esperar que desta vez o Brasil tire a lição que já devia ser apreendido há muito tempo, e que o sistema político seja reformado.


Para o governante, o sistema político que vigora em Cabo Verde ou em Portugal seria o ideal para o Brasil, onde o Presidente da República é chefe de Estado, e o primeiro-ministro governa.


O ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, José Serra, foi recebido também pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.


Inforpress

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)