Conservação de medicamentos no verão é tema da edição deste mês do Boletim de Farmacovigilância da ARFA

Escrito por Editor JSN . Publicado em Economia e Negócios

A edição deste mês do Boletim de Farmacovigilância da Agência de Regulação e Supervisão de Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), aborda a importância da conservação dos medicamentos no verão

 


De acordo com o boletim, a exposição dos medicamentos a temperaturas elevadas por períodos de tempo prolongados pode alterar as suas propriedades, pelo que são necessários cuidados particulares de armazenamento e conservação, informa á Inforpress.


Nesta edição, o boletim aconselha que na estação mais quente do ano são necessários cuidados tanto com o corpo, como com os medicamentos, sejam estes de uso crónico (diabetes, hipertensão arterial) ou ocasional (dores de cabeça, musculares).


O boletim explica que normalmente, as condições próprias de conservação encontram-se presentes na embalagem e no folheto informativo dos medicamentos.


Se as condições de conservação forem respeitadas e o medicamento for retirado do frigorífico alguns minutos antes de ser utilizado, o calor não terá efeitos sobre a sua estabilidade, esclarece o boletim.


Nos casos em que a temperatura exterior é elevada, é aconselhável utilizar rapidamente o medicamento, a partir do momento em que este é retirado do frigorífico, aconselha a ARFA.

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)