EDITORIAL: JSN alvo de atitude infame dos inimigos da liberdade de imprensa

. Publicado em Editorial

 

Para além da mão que fez o trabalho sujo (um mero serviçal a soldo), sabemos perfeitamente que por detrás da mão estão interesses instalados na ilha, “coronéis” do sistema que têm repulsa pela democracia e abominam a liberdade de imprensa e informação e que veem no JSN um estorvo para a manutenção do seu poder e dos seus privilégios


O Jornal de São Nicolau passa a ter um novo domínio. A partir de agora o acesso ao JSN é através de www.jsn.com.cv, o que – cremos - irá facilitar a consulta do nosso jornal.

Mais prático teria sido que o acesso fosse através do nome próprio, jornaldesaonicolau, como inicialmente tínhamos previsto. Porém, quando se tratou de registar este domínio, verificamos que se encontrava cativo desde as 18 horas, 40 minutos e 13 segundos do dia 16 de setembro último. Ou seja, alguém, maldosamente, registou este domínio um mês após ter sido anunciado publicamente o novo projeto editorial.

O JSN anunciou-se publicamente em 16 de agosto último, quando abriu a sua página na rede social Facebook. Nos dias seguintes há registo de uma entrevista concedida à Rádio Morabeza. A partir dessa data começou a ser divulgado nas redes sociais e conhecida a sua denominação. Parece não haver dúvidas da intenção de, por um lado, avançar com uma edição online e, por outro, editar uma versão mensal em papel para distribuição na ilha de São Nicolau. Trata-se de uma marca registada e propriedade de uma empresa legalmente constituída.

Foi com surpresa, mas também com o reconhecimento da nossa ingenuidade, que, aquando do registo do nosso site, verificamos que o domínio que pretendíamos já estava cativo.

É bom de ver que tal atitude contraria todos os princípios da ética, das boas práticas de concorrência, para não dizer mesmo da moralidade e de uma sadia relação entre seres humanos. Os delinquentes que se apossaram do nosso título bem sabiam que o JSN era um projeto jornalístico emergente, com rosto e com uma clara linha de intenções e, através desse ato, procuraram dificultar, senão mesmo inviabilizar, um projeto de comunicação social que acrescenta à pluralidade de informação, logo à qualidade da Democracia.

Fruto dessa atitude infame de quem convive mal com a liberdade de informação, acabamos por registar o domínio jornaldesaninclau.com, que se tem mantido até hoje e que entretanto já foi substituído pelo www.jsn.com.cv.

Para além da mão que fez o trabalho sujo (um mero serviçal a soldo), sabemos perfeitamente que por detrás da mão estão interesses instalados na ilha, “coronéis” do sistema que têm repulsa pela democracia e abominam a liberdade de imprensa e informação e que veem no JSN um estorvo para a manutenção do seu poder e dos seus privilégios. Mas, como se vê, foi inglório o trabalho sujo e pouco significativa a baixeza. Continuamos por aqui!

António Alte Pinho | Editor | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)