EDITORIAL: O patusco Manuel-enfermeiro

. Publicado em Editorial

Segundo o ex-deputado, Cristina Fontes Lima será alguém irresponsável que, confrontada com reclamações injustas, terá enviado à ilha - mesmo sabendo tratarem-se de queixas sem fundamento - a inspetora-geral da Saúde e, por arrasto, que as dezenas de cidadãos que subscreveram o abaixo-assinado são gente maldizente, mesquinha e, eventualmente, tola, por se queixar sem razão


 

Em todo o mundo, a política está recheada de figuras patuscas, autênticos cromos que nos inspiram, até, para olhar com um sorriso o lado anedótico e divertido das nossas vidas coletivas. São Nicolau e o Tarrafal, neste caso, também não fogem a esta regra internacional: Manuel-enfermeiro (Manuel Fernandes), um ex-deputado pela ilha (na foto) que, reformado da “deputância”, se dedica agora a fazer tristes figuras.

O patusco deu esta segunda-feira um ar de sua graça bolçando o seu veneno contra o nosso jornal e insultando a inteligência dos tarrafalenses, coisa aliás que não mereceu da ampla assistência um aplauso que fosse, até porque as pessoas conhecem bem a personagem que lhes não merece nenhum crédito.

Insultando a assistência da reunião da inspetora-geral da Saúde com a população do Tarrafal, que ontem de tarde teve lugar no Centro Cultural Paulino Vieira (na foto), o ex-deputado da Nação resolveu minimizar as reclamações do abaixo-assinado que dezenas de cidadãos da terra dirigiram à ministra da Saúde, chegando à sua pessoalíssima conclusão [dele, naturalmente] que, afinal, não existem problemas nessa área e que, apenas, haverá razões de queixa do INPS.

Ou seja, segundo o patusco Manuel-enfermeiro, Cristina Fontes Lima será alguém irresponsável que, confrontada com reclamações injustas, terá enviado à ilha - mesmo sabendo tratarem-se de queixas sem fundamento - a inspetora-geral da Saúde e, por arrasto, que as dezenas de cidadãos que subscreveram o abaixo-assinado são gente maldizente, mesquinha e, eventualmente, tola, por se queixar sem razão.

Mais, ainda, revelando um ódio brutal, injustificável e insano contra o JSN, Manuel-enfermeiro sugeriu à responsável enviada pela ministra que fizesse um comunicado “desmentindo” o nosso (“suposto” – segundo ele) jornal por este (ainda segundo a sua triste figura) ter publicado uma notícia falsa e acusando-nos mesmo de termos “insultado” os profissionais que prestam serviço no Centro de Saúde por termos editado a foto das instalações.

Desde logo, Manuel-enfermeiro não percebe nada do que é um órgão de comunicação social, tão pouco o que é jornalismo sério e independente. Não foi JSN (como é bom de se ver pela leitura da notícia) que disse ser o sistema de Saúde precário no concelho e na ilha, que não existem médicos em quantidade, que há falta de enfermeiros, que ir a uma consulta da especialidade é um martírio ou que, entre outras queixas, é um calvário fazer uma análise clínica. Quem o diz são os mais de cinquenta tarrafalenses que subscreveram o abaixo-assinado e as pessoas concretas que, diariamente, vivem o problema. E, tão-pouco, alguma vez o nosso jornal insultou os profissionais de saúde. Se a notícia era sobre o setor, natural seria que publicássemos uma foto do Centro de Saúde, como qualquer cidadão minimamente inteligente percebe desde logo. Ou preferia o patusco Manuel-enfermeiro que publicássemos a foto de uma tasca ou de uma praça de jogos de cartas?!

JSN foi mensageiro das inquietações e reclamações dos cidadãos do Tarrafal (entre eles, simpatizantes e eleitos municipais do PAICV, como é o caso das deputadas Paula Santos e Maria Paixão), dando voz e vez aos subscritores de um abaixo-assinado, reproduzindo como lhe competia o desagrado da população pelo estado da Saúde no concelho. As palavras são das pessoas, não são nossas, e não são nenhuma mentira, como afirmou o patusco Manuel-enfermeiro.

Mas o ex-deputado da Nação fez mais ainda: nos dias que antecederam a reunião andou a pressionar e intimidar pessoas, visitando-as amiúde, dizendo que isto tudo seria uma “orquestração” do “jornal do MpD”. Sejamos claros: JSN não é o jornal deste ou daqueloutro partido. Ainda recentemente demos vez e voz nas nossas páginas à posição pública do PAICV criticando a equipa municipal dirigida pelo MpD, como bem sabem os leitores e o sabe também o secretário do PAICV local que, com este propósito, visitou em sua casa o coordenador editorial do jornal para lhe fazer entrega das posições do seu partido. A notícia saiu rigorosa e limpa como nos competia e é nossa obrigação.

Que o Manuel-enfermeiro não perceba o que é um órgão de comunicação social ou o que é o jornalismo, que queira insinuar ser a ministra da Saúde irresponsável por ter enviado ao Tarrafal a inspetora-geral sem que disso houvesse necessidade, que conviva mal com a liberdade de imprensa, com a democracia ou que goste de fazer tristes figuras, é um problema dele, e só dele. Mas de uma coisa pode estar certa esta patusca personagem: o JSN não é intimidável e vai continuar o seu caminho.

Manuel-enfermeiro, como dizíamos no início, não passa de uma figura patusca, de um cromo, de uma daquelas personagens que não percebeu que a liberdade não tem dono e que as pessoas já não aceitam tudo o que lhes enfiam pelos ouvidos. Os tempos mudaram, por muito que isso incomode o ex-deputado e ex-putativo candidato a presidente de câmara. O seu tempo passou, Manuel-enfermeiro!

António Alte Pinho | Editor do JSN | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Notícia Relacionada

TARRAFAL: Inspetora-geral da Saúde reconhece os problemas e promete soluções

 

comments

Comentários (25)

Cancel or

  • Agradeço o seu esclarecimento, senhora Filomena. O que me diz é que Manuel Enfermeiro, em toda a sua vida política, o que fez pelo Tarrafal foi dar entrada com o Projecto-Lei para a criação do Município? Eu penso ser muito meritório, mas ainda assim pouco como balanço geral da actividade de um político. Mas o que está aqui em discussão é o facto de esse senhor ter dito não haver problemas de Saúde no Tarrafal, e que o jornal teria faltado à verdade, quando o jornal apenas reproduziu o texto de um abaixo-assinado e as declarações de uma subscritora. Parece-me ter sido por isso que lhe responderam em Editorial, salvo melhor opinião.
  • Senhor Pedro Furtado! O senhor está interessado em saber o que o senhor Manuel Fernandes fez na política, vou lhe dar só um exemplo: foi ele que enquanto Deputado Nacional, em 2004, deu entrada de um projecto-lei na Assembleia Nacional, para a criação do Município do Tarrafal de S. Nicolau. Mas mais, por ter salvado vidas enquanto profissional dedicado e competente, acho que era motivo de respeito, o que felizmente toda a gente de S. Nicolau de bom senso reconhece. Portanto, caro amigo, se de facto está de boa fé, procura informação correcta, para que depois não fique com remorso. Um abraço amigo.
  • Então, o que ele fez pelo Tarrafal foi "salvar vidas"? Isso faria em qualquer parte do mundo, o homem não é enfermeiro? Mas como político, o que fez? Mas é assim tão difícil alguém responder? Vá, lembrem-se de alguma coisa mesmo pequenina, para me fazerem mudar de opinião!!!
  • Quem diz que o Sr. Manel Enfermeiro nunca fez nada por Tarrafal é porque não conhece nada do Tarrafal - ele fez tão pouco como salvar vidas!! Será que isto tem alguma importância? Ele merece ser respeitado por tudo o que ele fez pela saúde no Tarrafal e arredores. Sim ele era pago para isso mas fazia muito mais do que lhe era atribuído fazer. Para os que vão chegando deviam preocupar em conhecer um pouco da nossa história e da nossa gente antes de começarem a politizar as coisas.
  • BO FAZE SOARES VIDA NEGRA QUANDO EL ERA GOVERNO AGORA BO TA BEM OIA QUEM É QUES GAGE MPD ES CATA BRINCA AINDA + BO TA CADUCO E PATUSCO.
  • Bo tava ma el conte el tava ta faze tude ques cosa Bo ta fala ? Oia que fala sem prova e un delito, e Bo o que Já Bo faze pa tarrafal, para alen de conta mentira, antes de Bo fala na quen Bo ca sabe pensa na Bo primer .
  • o manel era um deputado fracassado e continua a ser um homem fracassado, ate a casa foi feito com dinheiro de cais na tempo de russo na construção do porto do Tarrafal , foi o engenheiro Fernandes que construiu a sua casa ba chinta ba patusco.
  • O ignoranta ( porque un Pesoa ta fala sen sabe e ignorante) porque Bo ta chema um Pesoa patuska sen sabe quem e quel pesoa , e muito un atrevimento da sua parte, mi ma politica nunca ba o bem, faze moda mi que Bo ma politica Bo e um PATETA!!
  • patuskas Alice Nadine e criola o k senhor patusko fez ba esse povo no cre sabe ou voces e muito inteligente o sao mesmas patuskas
  • sr. Manuel bai contra mi k ta acredita kell teve coragem de faze um cosa desse
    bo perde tud admiracõa mi tinha pa bo aaiaiaiiaiiaiaiiaiiaiai. politica nho tem sabe maneira nho ta entra na vida do povo. AFINAL politica é pa defende povo.
  • boa
    pedro furtado mi ta concorda ma bo k manel k faze nada ganha na custa de povo sem faze nada e se Nadine e alice sabe kess fala , anão ser se faze na seess casa pq pa Tarrafal ok kel faze ? trabadja na centro saúde ? ele era pago por isso ou dona Nadine edona alice squece disso.Aliás ele nunca devia ter trabalho no hospital k ele nã tem conduta de um professional de saúde, comoel mesmo caba pa mostra kel tava contra revindicação do povo por motivos de mau prestação de serviços de Ministério de saúde e se ele tinha consciência do perigo el como um senhor dessa área el respeitava o povo pelo seu descontentamento dos serviços , ele não presta pelo desrespeito k tem com o povo seu patusco
  • Ou sou muito ignorante ou então o Manel patusco não fez absolutamente nada por SN e Tarrafal. Por isso, Nadine, é que não respondeste à minha pergunta. E tu, Alice, não queres responder? É tão simples, já que dizem que o homem fez tanta coisa é começar a enumerar. Custa assim tanto ou já não se lembram?
  • Se tu estas na politica , deves saber o que Manuel Fernandes tem feito pela Ilha. Especialmente a Vila do Tarrafal . Eu nao vou dizer mais nada!!! Porque ...ignorantes por mas que esplicas eles nao entente absolutamente nada!!!
  • E a Nadine quer ter a amabilidade de nos dizer o que o Manel já fez pelo Tarrafal e por São Nicolau?
  • Pelo que eu saiba Manuel Fernandes nao e de Sao Nicolau e ele ja fix e continua a fazer muito pela Ilha
  • Wow!!! Alguns Pessoas ja esquece tude o que Manuel Fernandes tem feto pa S. Nicolau principalmet Tarrafal!!! Enveja e poderoso!!! Melhor resposta e ignora tude ques ignorantes !!!
  • filho de Sao Nicolau por visto bo ca ta entende nada de politica ne de reclamacao ne de editorial o que significa k es mas um grande patusko e duvido se nao foi o mesmo manel enfermeiro ki faze esse comentario seu patusko
  • este é bossa manel enfermeiro, nunca bo faze nada na assembleia pa bo povo e depois bo ta questiona o k povo ta faze pa sse direito. MODA BO SABE BÁ DESCANSA BO K CANSA GENTE MAIS POR FAVOR. bo k tem cara de políticos bo ta enxisty na politica nunca bo faze nada pa povo de s.nicolau bo faze é bo trabodje bo ganha bo dinheiro.
  • este é bossa
  • Gente tud esse boca é mod tive um reunião na centro cultural Paulinho Vieira tud gente aplaudi Senhor Manuel Enfermeiro. Tud povo de Tarrafal e em geral São Nicolau ta gosta desse Senhor Manuel por isso inveja ja perturba maltas juizo. Coragem pa enfrenta esse inveja.
  • Gostava que este filho... de São Nicolau dissesse o que tem a câmara a ver com a saúde e as parvoíces do Manuel enfermeiro com coisas sérias. JSN mata a cobra e mostra o pau. É ASSIM MESMO!!!!!!
  • Gente é triste nos na estrangeiro sabe de situação de camara municipal de Tarrafal. Senhor Manuel Enfermeiro um Homem grande que tem fet e dod vida pa um bocod gente na tud São Nicolau pa ser desrespeitod des manera. Esse camera de Tarrafal ta meste ser spiod mod coza ja complica. Jas tinha mi falod mod maltas tava é so na parodia em ves de trabalha pa povo ma um ca sabia mod situação tava tond complicod desse manera. Se gent que ta na camara ca ta pode trabalha é amdjor es pedi pa sei mod pa cosa ca complica ainda mas. Um ta pedi por favor pa nos de tarrafal reuni pa no oia manera que situação ta ser resolvido mod esse é um cosa seria. É so pa Senhor Manuel Enfermeiro reforma pa situação complica desse manera. Ele tem fet tcheu pa nos ilha, ainda ta continua ta faze ma gent invejoso e sem carater ka ta reconhece. Ele é um homem que ta deixa de espia pa se familia mod resolve problema de povo ainda pa ser desrespeitod desse manera? Pessoal no junta no resolve esse problema mod cosa ka pode fca assim. Senhor Manuel é um Homem que ja conche tond lugar na mundo tond gent grande ele é que deveria ser Presidente de camara mod ele é mas esperiente e outra , se profissão é mais pa ajuda povo do k profissão de kes que ta la que é ranja conflito na sociedade. No ta gosta de nos São Nicolau por isso no te que junta pa no resolve situação. Um abraço pa tud nha povo k um cre tcheu.
  • lembro de ter ouvido este manuel uma vez na assembleia nacional, ha varios anos, um parvão em toda a dimensão. o JSN é bom pa este tipo de gajos. toma seu palhaco
  • ahahaha é de rir este editorial sobre este enfermeiro tosco. acho que o jornal nem se devia preocupar c este homem parvo nascido na brava q por sao nicolau apenas se firmou como um palhaço. gostei deste termo patusco, nao conhecia a palavra mas amei a sua expressao. patusco manuel enfermeiro, ahahaha. o paicv está cheio de palhaços e o manuel é um deles
  • O Manuel Enfermeiro é apenas coerente com o seu trajecto na política: a imbecilidade!!! E tem dor de cotovelo: o gajo queria ser Presidente da Câmara do Tarrafal mas teve de engolir o lugar de número dois na lista do Soares e ainda perderam as eleições. Convencido das suas "altas capacidades" o pobre do Manuel continua a insistir mas nem mesmo os seus camaradas o levem a sério. Ó Manuel dedica-te às cartas que na política já não tens futuro!!!

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)