VISITA DE ESTADO: Jorge Carlos Fonseca é convidado de honra no 38º aniversário das Seychelles

. Publicado em Destaque

O convite partiu do presidente James A. Michel, sendo a primeira vez que um Chefe de Estado cabo-verdiano visita aquele país. Na agenda consta a assinatura de acordos, protocolos e memorandos de cooperação nos setores do turismo, pescas e energias renováveis


 

A convite do seu homólogo das ilhas Seychelles, James A. Michel, o Presidente da República é o convidado de honra nas comemorações do 38º aniversário daquele arquipélago. A visita realiza-se entre 16 e 19 de junho e é primeira vez que um Chefe de Estado cabo-verdiano se desloca àquele país.

Na delegação presidencial seguem o ministro de Indústria, Turismo e Energia, Humberto Brito, e o presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva, que irá assinar um protocolo de geminação com Vitória (a capital das Seychelles, na foto).

Na ocasião serão assinados, na presença dos dois Chefes de Estado, acordos, protocolos e memorandos de cooperação nos setores do turismo, pescas e energias renováveis, decorrentes de contactos prévios já havidos entre os dois países que, recentemente, se traduziu numa visita do ministro dos negócios estrangeiros daquele país a Cabo Verde, e de uma outra de Humberto Brito às Seychelles.

Da agenda da visita de Estado constam encontros privados entre os dois presidentes, uma sessão extraordinária do parlamento onde Jorge Carlos Fonseca discursará perante os deputados, bem assim visitas ao Palácio da Justiça, ao Instituto Internacional Crioulo, ao Centro de Biodiversidade, a inauguração de um porto de pescas, a participação nas cerimónias civis e militares de comemoração do dia da independência, e encontros entre as delegações dos dois países, entre outras.

São grandes as afinidades entre as Seychelles e Cabo Verde, desde logo o facto de serem pequenos Estados insulares motivados por um desafio comum: o seu crescente protagonismo nas instâncias regionais e internacionais.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar