GUINÉ-BISSAU: José Mário Vaz é o novo presidente

. Publicado em Mundo

O PAIGC foi o grande vencedor das eleições gerais, conseguindo a maioria no parlamento, o Governo e s chefia do Estado. Jomav, como é conhecido no país, venceu em 22 dos 29 círculos eleitorais, alcançando 61,0 por cento dos votos expressos nas urnas, contra 38,1 pontos percentuais registados por Nuno Nabian


 

O candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) é o vencedor da segunda volta das eleições presidenciais realizadas no último domingo. Os resultados provisórios foram avançados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

José Mário Vaz (Jomav) alcançou o expressivo resultado de 61,9 por cento (%) dos votos, enquanto Nuno Nabian, apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS) ficou-se pelos 38,1 pontos percentuais. Jomav conseguiu 364.394 votos contra 224.089 alcançados por Nabian.

PAIGC vencedor absoluto das eleições gerais

Recordamos que o partido fundado por Amílcar Cabril já tinha vencido as eleições legislativas realizadas em 13 de abril, tendo assim condições folgados para governar o país ao garantir maioria no Parlamento, constituir Governo e contar com um Presidente emanado do partido, que venceu em 22 dos 29 círculos eleitorais da Guiné-Bissau.

Presidente é dono de bar

O que pouca gente saberá é que o novo Chefe de Estado bissau-guineense é proprietário de um espaço de diversão noturna, o “Saf Bar”, em Dakar (a capital do Senegal). Quem avança hoje com a notícia é o online senegalês “Sene News”.

“O que muitas pessoas não sabem é que Vaz é o proprietário de um dos bares mais famosos de Senegal: o Saf Bar", pode ler-se na edição do jornal que classifica o espaço como um “bar mítico” e considerando que a eleição de Jomav “deve ser um trunfo considerável para o presidente Sall” (o Chefe de Estado senegalês.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)