CHOCANTE: O Brasil para além do futebol

. Publicado em Mundo

A foto que está a chocar o Mundo tem já um ano, pelo que não corresponde ao Mundial que está a decorrer no Brasil. Porém, situações destas são muito comuns num país marcado por abismais diferenças sociais e onde parte considerável da população ainda passa fome


 

A foto que corre mundo, de uma jovem mulher catando lixo dentro de um contentor enquanto adeptos do futebol, sem darem pela sua presença, atiram garrafas para o interior do recipiente, afinal não é do Mundial, que atualmente decorre no Brasil.

Segundo avança o jornal português Sol, a imagem remonta a um ano atrás por ocasião da Copa das Confederações, no entanto, não é de supor que situações destas não sejam comuns e atuais num país onde as desigualdades sociais são bastante gritantes.

“A atitude de um adepto a atirar uma garrafa vazia no contentor, aparentemente sem se aperceber da presença da mulher, levanta o ‘imenso oceano’ entre aqueles que têm e os que não têm no país mais populoso da América do Sul”, podia ler-se em notícia recente da Eurosport que, consciente ou inconscientemente manipulou a informação associando a foto à Copa do Mundo.

A partir daqui a divulgação da imagem tem sido viral em várias redes sociais, com particular destaque no Facebook. De qualquer modo, há um ano, o efeito foi idêntico com milhares de linkagens e comentários.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)