FRANÇA: Sarkozy acusado de corrupção ativa e tráfico de influências

. Publicado em Mundo

Sobre o ex-presidente francês impende ainda uma acusação de violação do segredo profissional. O seu advogado e um juiz foram também constituídos arguidos e acusados de tráfico de influências


 

A Procuradoria francesa tornou público que Nicolas Sarkozy foi constituído arguido e acusado de corrupção ativa, tráfico de influências e violação do segredo profissional. Ao fim de 15 horas de interrogatório, frente à Polícia Judiciária, que ocorreu esta terça-feira, o ex-presidente francês foi ainda presente a um juiz, durante a noite, que formalizou a acusação.

Sarkozy, caso se provem os factos de que é acusado, poderá enfrentar uma pena de dez anos de prisão. Já na segunda-feira o seu advogado, Thierry Herzog, o juiz Gilbert Azibert e um outro magistrado (cujo nome não foi possível apurar) foram também detidos pela polícia e acusados de tráfico de influências.

O caso remonta a 2007, quando Nicolas Sarkozy prometeu um alto cargo ao juiz Gilbert Azibert em troca de informação privilegiada. É a primeira vez que um ex-Chefe de Estado da França é detido pela polícia e constituído arguido num processo-crime.

com agências

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)