REINO UNIDO: Conflito em Gaza provoca demissão no governo de David Cameron

. Publicado em Mundo

Muçulmana de origem paquistanesa, mas nascida em Inglaterra, Sayeeda Warsi discorda do alinhamento do governo com as posições de Israel e adverte que a atitude e linguagem do executivo conservador “são moralmente indefensáveis, não servem os interesses do Reino Unido e terão um efeito prejudicial a longo prazo”


 

A posição do governo britânico em relação ao conflito na Faixa de Gaza, de alinhamento com Israel, provocou a demissão da ministra de Estado para a Fé e as Comunidades. Sayeeda Warsi, que era também ministra de Estado para os Negócios Estrangeiros e da Commonwealth, divulgou esta terça-feira a sua carta de demissão ao primeiro-ministro britânico, David Cameron.

A carta, entregue na manhã de hoje a Cameron, foi publicada na conta do Twitter de Sayeeda Warsi (na foto), uma muçulmana de origem paquistanesa. “No meu ponto de vista, a nossa política em relação ao Processo de Paz do Médio Oriente, em geral, mas mais recentemente a nossa atitude e linguagem utilizada durante o atual conflito em Gaza são moralmente indefensáveis, não servem os interesses do Reino Unido e terão um efeito prejudicial a longo prazo para a nossa reputação internacional e interna”, pode ler-se na missiva da baronesa Warsi.

Com grande influência política junto da comunidade muçulmana no Reino Unido, Sayeeda Warsi acompanhou todo percurso político do chefe do governo conservador, mas agora lamenta não poder continuar a fazê-lo.

Na carta, a baronesa salienta o seu trabalho em prol do combate ao radicalismo, à islamofobia e à condenação das perseguições a cristãos, ocorridas em alguns países árabes, para adiantar que “contudo, as provas iniciais recolhidas pelo Home Office [Ministério do Interior] e outros revela que os efeitos do atual conflito e o potencial da nossa resposta à crise em Gaza se poderá tornar uma fonte de radicalização” com “consequências para os próximos muitos anos”, adverte.

com Renascença

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)