The Panama Papers: Maior fuga de informação revela esquemas de corrupção, lavagem de capitais e fuga ao fisco em offshores

Escrito por Editor JSN . Publicado em Mundo

Uma lista de mais de 70 nomes de chefes ou ex-chefes de Estado alegadamente envolvidos em esquemas de corrupção com 'offshores' foi divulgada domingo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação



“The Panama Papers”, refere que milhares de empresas foram criadas em "offshores" e paraísos fiscais para que políticos e personalidades administrassem o seu património.

O presidente da Argentina, o futebolista Lionel Messi e o cineasta espanhol Pedro Almodóvar são alguns nomes que aparecem na enorme lista de personalidades divulgada na sequência de uma fuga de informação envolvendo a empresa de advogados panamiana Mossack Fonseca, que encara a investigação como "um crime e um ataque" contra o Panamá.

De acordo com a AFP, o fundador e director da firma de advogados considera que "há duas maneiras de ver o mundo. A primeira é ser competitivo e a segunda criar mais impostos".

"Há uma guerra entre os países abertos, como o Panamá, e os países que cobram cada vez mais impostos às empresas e cidadãos", declarou.

A lista foi divulgada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, que agrega repórteres de mais de cem meios de comunicação.

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)