ONU: António Guterres aclamado como secretário-geral das Nações Unidas

Escrito por Editor JSN . Publicado em Mundo

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi esta quinta-feira aclamado como novo secretário-geral das Nações Unidas, numa sessão da Assembleia-geral da ONU que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 05 de outubro

 


Reunido em plenário, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o órgão que agrega os 193 Estados do mundo confirmou o que se previa, formalizando a eleição do ex-alto-comissário para os Refugiados como novo secretário-geral da organização internacional, a entrar em funções a partir de 01 de janeiro de 2017, informa á Lusa.


O presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, destacou, por seu lado, a “evolução” no processo de eleição”, que ficou mais “transparente”.


A sessão começou com um minuto de silêncio em memória do rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, de 88 anos, que morreu hoje.


Seguiu-se uma declaração do presidente em exercício do Conselho de Segurança, o embaixador russo Vitaly Churkin, que elogiou todos os candidatos ao cargo e reiterou o “apoio incondicional” a Guterres.


O Conselho de Segurança das Nações Unidas recomendou formalmente o ex-governante português após seis votações.


António Guterres vai assumir a liderança das Nações Unidas por um mandato de cinco anos, até 31 de dezembro de 2021.

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)