PAPA: Francisco diz que a Eucaristia só é importante se conduzir ao encontro de Jesus

. Publicado em Mundo

 

Em linhas gerais, o Bispo de Roma sustenta que a Missa não pode ser um ato mecânico e que ninguém pode ficar indiferente ao sofrimento dos outros, sendo preciso estar atento aos problemas sociais que afetam as pessoas


 

Na audiência pública semanal desta terça-feira, na Praça de São Pedro, o Papa pediu “coerência” aos católicos, questionando a atitude de irem à Missa e esquecerem a exigência de ajudar os mais necessitados. “Amamos, como Jesus quer que amemos, os irmãos e irmãs mais necessitados? Por exemplo, em Roma, nestes dias, vimos muitos problemas sociais, por causa da chuva que provocou tantos danos a bairros inteiros ou pela falta de trabalho, esta crise social em todo o mundo. Interrogo-me, que cada um de nós se interrogue: eu, que vou à Missa, como vivo isto?”, questionou Francisco aos milhares de pessoas que o ouviam.

Numa intervenção de improviso, o Bispo de Roma afirmou não se poder ficar indiferente e caricaturou aqueles que assistem mecanicamente à Eucaristia: “talvez me preocupe em maldizer: ‘Viste como ia vestida aquela, como estava vestido aquele’? Às vezes faz-se isto, depois da Missa. Ou não? Faz-se e isso não se deve fazer, temos de preocupar-nos com os nossos irmãos e irmãs que têm uma necessidade, uma doença, um problema”, acentuou.

“Como vivemos a Eucaristia, o que é para nós? É só um momento de festa, uma tradição consolidada, uma ocasião de encontro, de sentir-se integrado, ou é algo mais?”, questionou ainda o Papa, acrescentando: “temos de estar atentos, uma celebração pode ficar impecável, do ponto de vista exterior, mas se não conduzir ao encontro com Jesus, arrisca-se a não oferecer nenhum alimento ao nosso coração e à nossa vida”, advertiu, sustentando que a Eucaristia deve levar os católicos ao encontro dos “pobres, dos doentes, dos marginalizados”.

com RR

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)