Fontes do estado islâmico confirmam morte de líder

Escrito por Editor JSN . Publicado em Mundo

Segundo fontes citadas por um site noticioso do Iraque, o sucessor de Abu Bakr al-Baghdadi será anunciado em breve

 



Aumentam os indícios de que o líder do autoproclamado estado islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, terá morrido.


Depois de as forças armadas russas terem anunciado, há semanas, a realização de um raid aéreo que terá matado Baghdadi e vários dos seus assistentes nos arredores de Raqqa, na Síria, agora são fontes do próprio grupo que estarão a confirmar a informação.


Primeiro foi o observatório sírio para os direitos humanos, com base em Londres mas com um historial bastante sólido de informações sobre a realidade no terreno na Síria, a citar fontes bem colocadas no estado islâmico a confirmar a morte de Baghdadi. Entretanto o site iraquiano Al-Sumaria cita também fontes de alta patente do estado islâmico no Iraque que confirmam a morte de Baghdadi mas dizem que esta ocorreu num local da província de Nínive, próximo de Mossul, contrariando a versão russa, e acrescentando que em breve será anunciado o nome do próximo líder.


Os Estados Unidos mantêm que não têm informação suficientemente credível para confirmar a morte de Baghdadi.


A aparente confirmação da morte do líder que declarou o califado há três anos, depois da tomada da cidade de Mossul pelo grupo terrorista, surge numa altura em que o estado islâmico vai acumulando derrotas. Os jihadistas foram já expulsos de Mossul e estão sitiados em Raqqa, na Síria. Ocupam ainda várias cidades e vilas nos arredores de Mossul e espaços de território sobretudo rurais, mas encontram-se numa posição muito mais fraca do que em qualquer outro ponto destes últimos anos.


RR

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)