Alemanha vai a votos amanhã

Escrito por Editor JSN . Publicado em Mundo

Disputa centra-se na atual chanceler que lidera o CDU e o partido de Martin Schulz. Mais de 61 milhões de eleitores vão escolher o novo parlamento alemão que terá um mandato de quatro anos

 


Os alemães vão a votos este domingo, 24, para renovar o mandato de Angela Merkel ou escolher um novo chanceler, no caso Martin Schulz que aparece como segundo melhor posicionado nas sondagens, com 21 por cento das intenções de voto.


A julgar pelas sondagens, Merkel goza de boa preferência dos eleitores, com pelo menos 34 por cento a dar-lhe intensão de voto. Internamente admite-se a possibilidade de Merkel conseguir a maioria no próximo parlamento.


Mas as eleições deste domingo podem trazer surpresas. É que o partido AfD, da extrema-direita, xenófobo, anti-imigração aparece como terceiro posicionado nas sondagens, uma situação que está a gerar fortes ansiedades e até contestações entre os eleitores.


Martin Schultz disse mesmo que este partido que se apresenta como Alternativa para a Alemanha “envergonha” o país e Angela Merkel comentou que deve “haver limites claros”.


Cerca de 61 milhões de eleitores devem escolher o novo parlamento, entretanto as sondagens apontam que, pelo menos, um terço dos alemães ainda não sabem se vão às urnas ou em quem votar.

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)