NELSON BRITO: Porque o Governo do PAICV esquece tanto da SUCLA?

. Publicado em Opinião

O Sr. mencionou, como sempre a Frescomar (…) Mas como sempre, esqueceu a Fábrica SUCLA na ilha de São Nicolau. Porquê Sr. Primeiro-ministro? Porquê este esquecimento constante ao longo da sua governação da SUCLA?

 

 

No quadro do debate sobre o Orçamento Geral de Estado para 2015, assistimos a algumas intervenções às quais vou fazer referência. Foram feitas pelo Sr. Primeiro-ministro, pelo líder parlamentar do PAICV e pelo Ministro Rui Semedo.


Começando pelo Chefe do Governo devo realçar dois aspectos;


O Sr. Primeiro-ministro quando fazia a sua intervenção sobre as pescas teve a coragem de dizer o absurdo, de que os acordos internacionais para a pesca nas águas de Cabo Verde não têm efeito na quebra da captura de pescado por parte dos pescadores e barcos cabo-verdianos. Sr. Primeiro-ministro, quando barcos e mais barcos estrangeiros, inclusive cercadores capturam toneladas e mais toneladas de peixe em Cabo Verde e tendo o país a fraca capacidade de vigilância e de fiscalização que tem, é evidente que a quantidade de peixe existente nos nossos mares reduz.


Isto é dito por nós, pelos pescadores cabo-verdianos e pelas empresas que operam no sector em Cabo Verde. Só por curiosidade, Sr. Primeiro-ministro, como explica então a tendência de redução da captura pelos pescadores e barcos cabo-verdianos, exactamente no mesmo período da vigência dos acordos internacionais de pesca? Já agora maus acordos, digo eu.


Segundo aspecto, o Sr. mencionou, como sempre a Frescomar e faz bem, pois o Governo deve ser amigo das empresas pois são elas que dão emprego, trabalho, rendimento, salário, dinheiro às pessoas e famílias. Mas como sempre, esqueceu a Fábrica SUCLA na ilha de São Nicolau. Porquê Sr. Primeiro-ministro? Porquê este esquecimento constante ao longo da sua governação da SUCLA?


Será que o Sr. e o seu Governo sabiam que a SUCLA opera em São Nicolau desde 1935, portanto tem já 79 anos a produzir? A dar empregos? O Sr. sabia que a SUCLA é detida por capital cabo-verdiano, saniculaense? O Sr. sabia que a SUCLA é certificada e exporta para os Estados Unidos? O Sr. sabia que a totalidade da produção da SUCLA é vendida, ano após ano, portanto tem qualidade e mercado? O Sr. sabia que a SUCLA só trabalha no máximo a 25% da sua capacidade porque não há captura suficiente dos barcos e pescadores cabo-verdianos e também porque os barcos estrangeiros não são obrigados a deixar no país nenhuma percentagem das toneladas de peixe que capturam, ao preço do mercado nacional? O Sr. sabia que a SUCLA é o maior empregador de São Nicolau? O Sr. sabia que a SUCLA emprega directamente centenas de trabalhadores e que poderiam ser milhares se trabalhasse normalmente? O Sr. sabia que São Nicolau tem o Município com a mais alta taxa de desemprego do país?


Sr. Primeiro-ministro, o Sr. sabe que quando falo da SUCLA, temos que somar os pescadores de outras embarcações em São Nicolau, os pescadores dos botes, as vendedeiras, as oficinas, os vendedores de materiais de pesca, os condutores e outros e outros?
Foi uma pena, uma má decisão política, o Governo do PAICV ter-se esquecido da SUCLA e da pesca em São Nicolau durante a sua governação!


Brincadeira do Felisberto Vieira


Por outro lado o Sr. Deputado Felisberto Vieira que é candidato à liderança do PAICV e um possível candidato a Primeiro-ministro desta terra, disse aqui, que na sua recente visita à ilha de São Nicolau, constatou que a agenda de transformação em São Nicolau já está concluída. Com todo o respeito Sr. líder parlamentar, isto só pode ser brincadeira.


Como é que alguém com a sua responsabilidade pode dizer que São Nicolau está transformado, mostrando-se feliz e satisfeito com isso?


Sr. Deputado, São Nicolau perde população (quase 10% desde que PAICV governa Cabo Verde) Que transformação é essa?
São Nicolau tem altas taxas de desemprego, tendo inclusive o Município com a mais alta taxa de desemprego do país? Que transformação é essa?


A actividade económica em São Nicolau é muito fraca, praticamente de subsistência, salvo raras excepções. Onde está a transformação?


No passado, tínhamos melhores ligações com a Praia, o Sal, Cabo Verde e o mundo? Que transformação é essa?


São Nicolau tem grandes potencialidades mas o turismo simplesmente não arranca. Onde está a transformação?


Não temos nem médicos nem enfermeiros suficientes. Aliás, nem sequer temos um RaioX ou uma unidade de pequenas cirurgias. Onde está a transformação?


E para piorar tudo, não temos nem a Comunicação Social pública em São Nicolau. Nem um jornalista da RCV e nem da TCV na ilha. O que acontece em São Nicolau fica em São Nicolau. Que transformação é essa?


É essa a vossa visão para São Nicolau? Os Srs. podem ficar com a vossa Agenda de Transformação para São Nicolau porque ela é uma ofensa para o nosso povo.


As transformações do Ministro Rui


Sr. Ministro Rui Semedo: na mesma linha disse que os objectivos da governação do PAICV já estão atingidos e mesmo alguns ultrapassados.


Sr. Ministro não era objectivo da governação do PAICV, o desemprego a 1 dígito, portanto menos de 10% (hoje está acima dos 16%), e o crescimento económico a 2 dígitos, ou seja 10% ou mais? (hoje é cerca de 1%).


Os senhores não fizeram campanha com isso? Como é possível atingirem os objectivos da governação com o desemprego acima dos 16% e o crescimento tão baixo, em volta de 1%?


Nelson Brito | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar