LÍGIA DIAS FONSECA: Quem tem medo da opinião pública?

. Publicado em Opinião

Não há Democracia sem debate político feito com os cidadãos, sem opinião pública. Só com uma imprensa livre e responsável, com cidadãos participativos e responsáveis, teremos eleições livres

 

 

Surpreendi-me com uma entrevista do Diretor da Rádio Nacional, na qual explicava que suspenderam (ou vão suspender) os programas de debate político com intervenção do público por imposição do art. 105º do Código Eleitoral. Pensei cá comigo: mas que absurdo, então numa época de eleições não querem ouvir a opinião pública? Numa época de eleições não há debate político?

25 anos de Democracia e alguém pode achar legítimo cercear o debate político e a opinião pública na comunicação social? Então, nesta altura, em que cabe ao povo decidir, só os partidos podem ter tempo de antena? Nós, cidadãos, não podemos expressar a nossa opinião para criticar os políticos, os partidos, dizer o que achamos que está bem e o que deve ser mudado?

A interpretação do art. 105º do Código Eleitoral deve ser feita em conformidade com a Constituição da República, para além de que, acho eu, nada no art. 105º do Código Eleitoral proíbe que se mantenham os debates e espaços de informação e análise da política com ou sem intervenção do público. Aliás, é o próprio artigo que ressalva os debates políticos ou sobre as eleições.

Não há Democracia sem debate político feito com os cidadãos, sem opinião pública. Só com uma imprensa livre e responsável, com cidadãos participativos e responsáveis, teremos eleições livres e poderemos continuar a ser considerados como o país lusófono mais democrático.

Queremos continuar a ouvir o “Espaço público”, “Opinião Pública”, o “Quarta à Noite”, “Os Pontos nos is”, “Conversa em Dia”, as análises políticas no “Jornal de Domingo”, mesmo quando nos irritamos com o que ouvimos nesses espaços.

 


Lígia Dias Fonseca | Primeira-Dama | texto publicado na rede social facebook

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar