JOSÉ MARIA NEVES: Os Ovos, os Cestos e a Ética da Responsabilidade

. Publicado em Opinião

O PAICV é um grande Partido, os seus candidatos e militantes bateram-se, pese embora a desproporção de meios, com muita dignidade e deram um contributo cívico e político de enorme valor

 


Afinal, contados os votos, o povo, maioritariamente, decide colocar os ovos no mesmo cesto. Respeito escrupulosamente os resultados das urnas, sou democrata. A oposição sai grandemente enfraquecida. A democracia, sem uma oposição forte, não floresce. Depois destas eleições, uma força política acaba por dominar todos os espaços estatais e municipais, constituindo-se num partido hegemónico. O momento exige, por conseguinte, serenidade e muita responsabilidade.


Quanto ao PAICV, a derrota foi amarga. Impõe-se a ética da responsabilidade. Este não é, com certeza, tempo de recriminações ou de auto-flagelação. O PAICV é um grande Partido, os seus candidatos e militantes bateram-se, pese embora a desproporção de meios, com muita dignidade e deram um contributo cívico e político de enorme valor. Tempo sim de debate, aberto e franco, em Conferência Nacional, antes de quaisquer outras disputas, sobre o Partido, as suas fraquezas e as suas fortalezas, visando o seu reforço enquanto principal força da oposição democrática e a sua capacitação institucional e política para vencer os enormes desafios que temos pela frente nos próximos anos.

 


José Maria Neves | Ex- Primeiro-Ministro e ex- Presidente do PAICV

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar