ALEXANDRO LIMA: Vinte e um anos depois a história se repetiu

. Publicado em Opinião

Vinte e um anos depois a história se repetiu – 05 de Julho de 1996, Ultramarina 2 – 0 Mindelense

 


No dia 05 de Julho de 1996 se jogou o primeiro jogo do campeonato nacional, entre as equipas do Ultramarina e do Mindelense.


Naqueles dias tinha vindo de férias de S. Vicente, e fui ver o Ultramarina sob comando do Orlando Rodrigues, que apresentou o seguinte onze: Compão na baliza, defesas Eduíno Almeida, Djack, Mikinha e Pikanana. Meio campo, Tchindo, Fliz, Nayss Branco e na frente, Zeca Titia, Lando e Victor.

 

Ultramarina ganhou por 2 bolas a zero, com golos de Tchindo, de grande penalidade, e Victor de fez o segundo a passe de Djodje que entrou no decorrer da partida.



A par desta equipa de 1996, apenas a Académica do Mindelo de 2007, vi praticar um futebol, semelhante, mas que infelizmente, nenhuma delas foram campeões, tendo Ultramarina perdido o campeonato a favor dos Travadores por uma bola a zero, no estádio da Várzea, e a Académica ter perdido a favor do Sporting da Praia.



Realço, Toy Filomena, único jogador, que fazia parte desta equipa, também ao Eduíno Almeida, que na altura era capitão da equipa, que viu o filho, Bada, crescer para 21 anos depois ser o melhor jogador em campo, contra a mesma equipa que tinha vencido.



Passados esses 21 anos, apesar de Ultramarina ter vencido diversas vezes o campeonato regional de S. Nicolau e de ser vice- campeão de Cabo Verde, em 2003, apenas no dia 02 de Julho de 2017, 21 anos depois, no estádio Adérito Sena é que vi equipa do Ultramarina a jogar como aquela equipa de 1996. Sabem porquê? Verdade seja dita, nem começamos a jogar bem o campeonato nacional, apesar de passarmos em primeiro lugar do grupo, tivemos algumas dificuldades. Foi o sentimento de injustiça que uniu todos os saniclauenses e criou sinergia nos jogadores que lhes permitiu dominar o Mindelense.


Agora vamos esperar pela decisão final.


Alexandro Lima | Adepto do Mindelense e Secretário Municipal no Tarrafal

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar