Os números do orçamento do Tarrafal
Documento foi aprovado esta terça-feira, 5, pelos deputados municipais. O JSN traduz os números deste orçamento da equipa de José Freitas de Brito
O município do Tarrafal de São Nicolau já tem o seu orçamento municipal para o ano económico de 2018, aprovado esta terça-feira, 5, apenas com votos favoráveis do MpD já que o PAICV preferiu abstenção ao documento.
A proposta de orçamento que entra em vigor a 1 de janeiro de 2018 ronda os 250 milhões de escudos, e a edilidade garante haver “equilíbrio orçamental” neste documento.
A administração do presidente José Freitas de Brito que cumpre o segundo mandato à frente da autarquia, anuncia um conjunto de “projetos estruturantes” para o município, mas deixa claro que a execução “depende, essencialmente, das reais capacidades internas de cobrança de receitas bem como das transferências do Governo central e eventualmente da cooperação descentralizada”.
Este orçamento dedica o valor de 120.476.096$00 para as despesas, sendo que uma “fatia deste valor” é canalizada à resolução de um conjunto de compromissos financeiros da edilidade.
As despesas com o pessoal situam-se em torno de 61 milhões e 718 mil escudos, e equivale a 37 por cento das receitas (quando a lei estipula como teto máximo 50 por cento).
Para o setor de investimentos é canalizado uma quantia de 119.773.904$00. Destes, perto de 50 mil contos são financiados diretamente pelo tesouro municipal e remanescente pelo Governo da república, pela via de contratos-programas.
A área social, explica a autarquia, será o foco deste orçamento.
Comentários (0)